quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mensagens


O que realmente temos?
Jo. 3:1-10
Pedro e João subiam ao templo para oração, I Crônicas 16:11 Buscai o SENHOR e o seu poder, buscai perpetuamente a sua presença. A ênfase deste texto de Pedro e João está exatamente no fato deles irem buscar o Senhor.
Não podemos dar nada se não tivermos. Eles tinham o Senhor porque buscavam o Senhor, eles tinham uma vida de oração, de fé, de submissão, de renúncia, eles conheciam o Senhor.
Diariamente o coxo estava na porta do templo fazendo a mesma coisa há anos, pedindo esmola aos que entravam. Porém, os freqüentadores do templo eram mais religiosos do que sedentos da presença do Senhor.
Se olharmos a nossa volta, todos os dias nós encontraremos alguém precisando da nossa ajuda, e o que temos feito? Às vezes fazemos vista grossa, e não nos importamos com as dificuldades dos outros. Provérbios 3:27 “Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo”.           Mt 25:45 Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
Quando Pedro, juntamente com João, ouve o clamor deste homem pedindo esmola, eles percebem que era necessário exercer o papel da igreja, e que aquele era o momento. Sendo assim, quando Pedro disse “olha para nós”, é por que ele bem sabia o que ele haveria de fazer.
“Não possuo nem prata e nem ouro”, a verdade é que estamos tão ocupados em buscar o ouro e a prata, que nunca teremos o levanta e anda. “O que temos visto são igreja cheias, mas pessoas vazias”, Marcos 5:30 E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes? O mesmo poder que saíra de Jesus neste momento, foi o que saiu de Pedro ao dizer ao coxo “Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda! Disse Jesus: João 14:12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai.
Onde está o poder que haveria de vir sobre a igreja por meio da profecia em Joel 2:28. “Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões”; Atos 1:8 “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo!"
Interessante que o milagre que aconteceu, não foi somente no corpo físico do homem, mas ele teve a oportunidade em conhecer a Jesus Cristo a quem o curaste. Ao perceber que ele se encontrava em pé, ele deixou de estar na porta do templo, e passou a entrar no templo cantando e louvando a Deus.
A igreja precisa voltar a ser apaixonada por Jesus, com os seus olhos somente em Jesus e deixar as demais coisas em segundo plano. Precisamos mudar os nossos conceitos e valores e se necessário voltar ao início de tudo.



Conquistando o Impossivél

Gn. 32:22-30
Jacó, homem que passou de enganador para Israel pai das doze tribos. Este relato marca o ponto culminante em sua vida.
Todavia para conquistarmos a nossa vitória precisamos nós espelhar neste exemplo de Jacó.
Jacó decide ter um foco alimentado por um desejo “Ele queria a benção do Senhor”. Jr.29:13 “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo coração” Cl 3:1 buscai as coisas lá do alto...
Ficando ele só, lutava com ele um homem. O desejo implica em dificuldades, todas as vezes que tivermos um desejo teremos que lutar para conquistar aquilo que desejamos. Gn. 18:14 “Acaso para o Senhor há coisa ... difícil? Todavia precisamos perseverar, Jacó lutou com o anjo até o romper do dia. Se queremos algo não podemos desistir, as lutas parecem ser maiores do que nós, entretanto e necessário perseverar. Hb. 10:36 “tendes necessidade de perseverar, para que alcanceis a promessa.
“Vendo este que não podia com ele”, Até que ponto somos capazes de perseverar por algo, a determinação torna-se essencial para uma realização pessoal, além do mais é necessário que tenhamos metas, pois só assim para saber aonde vamos chegar, do contrario iremos acomodar diante daquilo que já alcançamos.
Todas as vezes que estamos diante de metas para cumprir, precisamos superar, ir além dos nossos limites, e muitas vezes nos encontramos cansados, aponto de abandonar. Josué 7:10 Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
E justamente neste momento de superação que as pressões se intensificam vidas de todos os lados, todavia precisamos aprender a lidar com as pressões, pois se abandonarmos algo devido a pressão é bem certo que nunca alcançaremos as promessas de Deus. Porque em todos os lugares e com todos os homens sempre haverá pressão.
Um dos momentos mais difíceis do homem e saber lidar com as decepções, pois elas nos leva à adquirir experiências, amadurecimento, maturidade e uma total e dependência no Senhor. Sendo assim é necessário que cada um de nós sejamos marcados para nossa própria lembrança. “tocou-lhe na articulação da coxa, deslocou-se a junta da coxa”... Os. 6:1-3 "Vinde, e tornemos para o Senhor porque ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida, e a ligará.

No entanto não podemos permanecer prostrado, precisamos recomeçar. “Já não te chamarás Jacó, e sim Israel”. sendo assim continuemos a traçar nossos objetivos, para desfrutarmos da nossa vitória. Assim como Jacó que alcançou sua benção “Vi Deus face a face, e a minha vida foi salva”. No tempo breve também cantaremos o hino da vitória.


O retorno ao essencial
 Neemias 8:1-10
Temos vivido tempos em que abrir a palavra e pregar a sã doutrina, ministrar sem se preocupar em agradar as pessoas, mas fazer a vontade do Pai, tem sido um grande desafio para pastores, obreiros, lideres e etc.
A grande maioria destes pregadores contemporâneos não amam a palavra, não se dedicam a ela, conhecem superficialmente, copiam mensagens de auto-ajuda prontas na internet. mensagens que não falam mais de santidade, renuncia, arrependimento por que o interessante é satisfazer o publico.
Percebe-se com a exposição da palavra tem sido substituída por entretenimento, a pregação, por espetáculos teatrais, assuntos para descontrair a igreja e dentre outros movimentos que faça dos cultos atrativos, e o essencial que é a pregação da palavra quase não sobra tempo, sem contar que a mensagem central tem sido sobre prosperidade.
A verdade é que a igreja está clamando pelo retorno ao essencial, as pessoas querem a palavra, Os. 4:6 “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento”. E a falta de conhecimento da igreja é responsabilidade dos pastores, pelo fato de não pregarem a palavra.
A Reforma Religiosa do Século XVI não teve por objetivo a constituição de uma nova Igreja, o que se pretendia era reformar a Igreja de Jesus Cristo que havia se desviado de sua pureza original, assimilando doutrinas, tradições e práticas contra a vontade de Deus. O que moveu os reformadores, como Martinho Lutero, João Calvino, Zuínglio e outros foi o respeito absoluto pela Palavra de Deus
O retorno à Palavra de Deus se faz urgente, e nós pastores deveríamos ser os reformadores deste século, porém nem todos estão dispostos a passar pelo que os primeiros reformadores passaram.  
Nm. 8:2 Esdras trouxe a Lei perante a congregação, volte com a palavra para a congregação, desafie a igreja a ler a palavra, a amá-la, sendo assim o verdadeiro milagre acontecerá. vs. 7 devido ao retorno do essencial.
Jr. 23:1-2 Se o Senhor nos chamou, para realizarmos a obra que é dele, então não podemos nunca pastorear buscando tirar proveito próprio, por isso que o Senhor chama à atenção daqueles que tem destruído e dispersado as suas ovelhas com este falso evangelho.
Seja um reformador, um agente de transformação por meio da sã doutrina, pregue a palavra, “não desperdice o seu púlpito”, não pregue o que você pensa mas o que Deus pensa.
A fé e o que salva, e a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus.
Que Deus te abençoe!!!
Pr. Leandro Dibai

Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor
O Evangelho deste sec. tem sido um evangelho que não incentiva o povo a buscar em conhecer o Senhor. O que vemos é que precisamos buscar os nossos prazeres para satisfazer nossas necessidades e realizações pessoais.
Quando estamos decididos a buscar e conhecer o Senhor, então seremos surpreendidos pela sua grandeza e plenitude. Deus e muito mais do que aquele que vai te livrar do laço do passarinheiro, vai te trazer uma cura, vai livrar da divida, ou te dar um carro novo ou uma casa nova. Quem poderia ser Deus? Salmo 139.6 Tal [conhecimento] é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.
A verdade é que o desejo de Deus aos homens é se revelar a todos de igual modo Jeremias 16.21 Portanto, eis que lhes farei conhecer, sim desta vez lhes farei [conhecer]o meu poder e a minha força; e saberão que o meu nome é Jeová.
O fato de nunca alcançarmos a plenitude da essência de Deus, nós faz entender que Ele é um ser inesgotável, sendo assim quanto mais o buscarmos mais o conheceremos.
À aqueles que se julgam conhecedores de Deus e que, acreditam que não a necessidade de tanta radicalidade. O diferencial e que precisamos ser cada vez mais sedentos pela presença do Senhor. Sl. 42:1 Como suspira a corça pelas correntes das águas assim, por ti, ó Deus suspira a minha alma.
Quantas vezes dizemos não sei o que fazer? por isso é preciso conhecer o Senhor, por que conhecendo o Senhor saberemos o que fazer. Sl. 25:4 Faze-me Senhor conhecer os teus caminhos...
Como podemos conhecer o Senhor? quando priorizarmos tempo para orar, para adorá-lo, para lermos a palavra, para virmos ao culto.
Não podemos conhecer o Senhor gastando o nosso tempo com outras coisas que não seja o Senhor. "antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade." 2 Pe 3.18.
O anseio intenso pela comunhão com Deus deve ser a marca de toda a igreja, todavia Jeremias 2:13 porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas e cavaram cisternas rotas que não retém as águas.
Em fim a vida eterna não está em conhecer e desfrutar deste mundo, mas em conhecer o Senhor. Jo. 17:3.

Vinde a mim
A vinda de Jesus como homem, foi justamente para nós convidar a irmos a Ele. Não somente em busca de um milagre, mesmo que grande maioria tenha conhecido a Jesus no momento de luta, mas esse não pode ser o principal motivo para buscarmos a Jesus. E sim porque reconhecemos e aceitamos ser Ele o filho de Deus. A vocação dos discípulos (Mt. 4:18-22 e Lc. 5:27-28).
Ir a Jesus não é somente o ato de conversão, mas é depositar toda a nossa confiança, toda a nossa esperança, toda a nossa fé somente Nele. Existe uma promessa a todos que vivem no Senhor. (Jo. 6:37).
Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, eu não sei qual tem sido o seu fardo, o pecado, o mundo, o dinheiro, a saúde, a família, a esposa, o esposo, seu emprego, etc... Jesus Ele nos convida para irmos a Ele. “ você pode dizer eu fui mas nada mudou, eu tenho ido e continua do mesmo jeito, é porque você não foi como deve ir”, não basta somente ir mas temos que confiar nele e confiar nele e entregar tudo em suas mãos. Só assim para ele te aliviar do fardo que tens carregado.
Uma palavra rema para o seu coração sabe porque você vai viver a vida toda cansado e sobrecarregado, porque não quer abrir mão do orgulho, não quer da o braço a torcer, o que as pessoas vão dizer de mim. (Lc. 7:36-38). Verdadeiramente Jesus não perdeu tempo com orgulhosos. Todavia ele se dirigia a todos que estavam cansados e sobrecarregados.
(Mt. 11:29) O que precisamos é de descanso, Mas como é difícil admitir que o descanso está somente em Cristo. (Is. 30:15) Andai por esse caminho e achareis descanso. (I Jo 5:2-3). A verdade é que todo aquele que Verdadeiramente crê que Jesus é o Cristo sabe que os seus mandamentos não são penosos.

Oração de um Profeta Menor
     Esta oração é pronunciada por um homem chamado a ser testemunha ante as nações, e foram estas as palavras que disse ao seu Senhor no dia em que foi ordenado. Depois de os anciãos e ministros terem orado e pousado sobre ele as suas mãos, retirou-se para estar a sós com o seu Salvador, no silêncio, mais além do que os seus irmãos bem intencionados o podiam levar. E disse:
Senhor,  escutei a tua voz e tive medo. Chamaste-me a uma tarefa solene numa hora grave e perigosa. Em breve abalarás todas as nações, a terra e também o céu, para que fique só aquilo que é inabalável. Senhor, nosso Senhor, aprouve-Te honrar-me chamando-me a ser teu servo. Só aceita esta honra aquele que é chamado a ser teu servo, visto ter de ministrar junto àqueles que são obstinados de coração e duros de ouvido. Eles Te rejeitaram, a Ti, que és o Amo, e não posso esperar que me recebam a mim, que sou o servo.
Meu Deus, não vou perder tempo a deplorar a minha fraqueza ou a minha incapacidade para o trabalho. A responsabilidade é tua, não minha, pois disseste: “Conheci-te, ordenei- te, santifiquei-te”, e também: “Irás a todos aqueles a quem Eu te enviar, e falarás tudo aquilo que Eu te ordenar”. Quem sou eu para argumentar contigo ou para pôr em dúvida a tua escolha soberana? A decisão não é minha, mas sim tua. Assim seja, Senhor; cumpra-se a tua vontade e não a minha.
Bem sei, Deus dos profetas e dos apóstolos, que, enquanto eu Te honrar, Tu me honrarás a mim. Ajuda-me, portanto, a fazer este voto solene de Te honrar em toda a minha vida e trabalho futuros, quer ganhando quer perdendo, na vida ou na morte, e a manter intacto esse voto enquanto eu viver.
É tempo, ó Deus, de agires, pois o inimigo entrou nos teus pastos e as ovelhas são dilaceradas e dispersas. Abundam também falsos pastores que negam o perigo e se riem das ameaças que rodeiam o teu rebanho. As ovelhas são enganadas por estes mercenários e seguem-nos com fidelidade, enquanto o lobo se acerca para matar e destruir. Imploro-Te que me dês olhos bem abertos para descobrir a presença do inimigo; que me dês compreensão para distinguir entre o falso e o verdadeiro amigo. Dá-me visão para ver e coragem para declarar fielmente o que vejo. 
Torna a minha voz tão parecida com a tua que até as ovelhas doentes a reconheçam e Te sigam.
.Senhor Jesus, aproximo-me de Ti em busca de preparação espiritual Pousa a tua mão sobre mim. Unge-me com o óleo do profeta do Novo Testamento. Impede que eu me transforme num religioso e perca assim a minha vocação profética. 
Salva-me da maldição que paira sombriamente sobre o sacerdócio moderno; a maldição da transigência, da imitação, do profissionalismo. Salva-me do erro de julgar uma igreja pelo número de seus membros, pela sua popularidade ou pelo total de suas ofertas anuais. Ajuda-me a lembrar-me de que eu sou profeta, não um animador, não um gerente religioso, mas um profeta. Que eu nunca me transforme num escravo das multidões. Cura a minha alma das ambições carnais e livra-me do prurido da publicidade. Salva-me da servidão das coisas materiais. Impede-me de gastar o tempo entretendo-me com as coisas da minha casa. Faze o teu terror pousar sobre mim, ó Deus, e impele-me para o lugar de oração onde eu possa lutar com os principados, e potestades, e príncipes das trevas deste mundo. Livra-me de comer demais e de dormir demais. Ensina-me a auto-disciplina para que eu possa ser um bom soldado de Jesus Cristo.
Aceito trabalho duro e pequenas compensações nesta vida. Não peço um cargo fácil. Procurarei ser cego aos pequenos processos de facilitar a vida. Se outros procuram o caminho mais plano, eu procurarei o caminho mais árduo, sem os julgar com demasiada severidade. Esperarei oposição e procurarei aceitá-la serenamente quando ela vier. Ou se, como por vezes sucede aos teus servos, o teu povo bondoso me obrigar a aceitar ofertas expressivas de gratidão, conserva-Te ao meu lado e salva-me da praga que a isso freqüentemente se segue; ensina-me a usar o que porventura receber de tal modo que não prejudique a minha alma nem diminua o meu poder espiritual. E se a tua providência permitir que me advenham honras da tua Igreja, que eu não esqueça naquela hora que sou indigno da mais ínfima das tuas misericórdias, e que, se os homens me conhecessem tão intimamente como eu me conheço a mim próprio, me retirariam tais honrarias para as darem a outros mais dignos delas.
E agora, Senhor do céu e da terra, consagro-Te o resto dos meus dias, sejam eles muitos ou poucos, consoante a tua vontade. Quer eu me erga perante os grandes quer ministre aos pobres e humildes, essa escolha não é minha, e eu não a influenciaria, mesmo que pudesse. Sou teu servo para cumprir a tua vontade. Ela é mais doce para mim do que a posição, ou as riquezas, ou a fama, e escolho-a acima de tudo o mais na terra ou no céu.
Embora eu tenha sido escolhido por Ti e honrado por uma alta e santa vocação, que eu nunca esqueça que não passo de um homem de pó e cinza com todos os defeitos e paixões naturais que atormentam a humanidade. Rogo-Te, portanto, meu Senhor e Redentor, que me salves de mim próprio e de todo o mal que eu puder fazer a mim mesmo enquanto procuro ser uma bênção para os outros. Enche-me do teu poder pelo Espírito Santo, e eu caminharei na tua força e proclamarei a tua justiça – a Tua tão somente. Anunciarei a mensagem do teu amor redentor enquanto tiver forças.
E, Senhor amado, quando eu for velho e estiver fatigado, demasiado cansado para prosseguir, prepara-me um lugar lá em cima e conta-me entre o número dos teus santos na glória eterna. Amém.
Autor: A.W. Tozer

Cristo é tudo em nós
Cl. 3:1-17
Tudo gira em torno do Senhor, nossas vidas, nossos sonhos, projetos, família absolutamente tudo.
Se com Cristo fomos crucificados, com ele também ressuscitamos. Se com ele ressuscitamos logo não vivemos mais para nós mesmo mas para fazer a vontade daquele que nos chamou.
A grande verdade é que somos muito limitados nas coisas desse mundo, não compreendo como que morremos e ressuscitamos com Cristo e ainda vivemos para satisfazer nossas próprias vontades.
Deus tem algo melhor para nós, Deus tem o melhor para mim e para você, mas não é somente um emprego para você ganhar mais, não é um novo carro, ou uma nova casa e muito menos uma outra esposa ou um outro marido. Ele simplesmente quer que você se satisfaça somente Nele. “buscai as coisas lá do alto”.
Deus quer investir em nós, mas enquanto estivermos buscando as coisas desta terra, então o que teremos será somente as coisas desta terra.
Paulo nós adverte fazei morrer a vossa natureza terrena. Enquanto não morremos não poderemos viver.
Tudo é para Ele, nada em minhas mãos eu trago, somente a tua cruz me agarro.
Se já morremos para este mundo, não podemos ser como o cão que volta ao seu próprio vomito.
Tudo fora de Jesus é absolutamente absurdo. Tudo fora de Jesus Cristo é Morte...
O Nosso grande problema como uma igreja contemporânea é conformar que não existe nada fora de Jesus, tudo é uma grande ilusão.
Eu não me preocupo em levantar sua auto-estima eu me preocupo se você não crer em Jesus e se arrepender dos seus pecados passará toda eternidade no inferno.
Não fomos chamados para construir impérios, não fomos chamados para ser aceitos, fomos chamados para glorificar a Deus.
Enquanto ainda podemos, vamos nós agarrar no Senhor, vamos buscar o Senhor, destrua tudo que ocupa sua mente que não agrada ao Senhor. Plante nesta vida uma eternidade com o Senhor.
Meus Queridos, a grande verdade é que muitos cristãos ainda não se revestiram do novo homem, talvez amam o Senhor, mas não estão dispostos, não querem deixar as coisas do mundo. Amam com mesma intensidade o pecado. Tudo tem que voltar para Ele ou é idolatria.

O QUE É A IDOLATRIA PARA DEUS?
É LOUCURA.
Inculcando-se por sábios, tornaram-se LOUCOS, e mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança de imagem do homem corruptível. (ROMANOS 1:20-25).
É CORRUPÇÃO.
Para que não CORROMPAIS, fazendo um ídolo, uma imagem de qualquer tipo, FIGURA DE HOMEM OU DE MULHER. (DEUTERENÔMIO 4:16).
É DESTRUIÇÃO
Se vos corromperdes fabricando alguma imagem... antes sereis de tudo DESTRUÍDO.     (DEUTERENÔMIO 4:25,26.)
É MALDIÇÃO E ABOMINÁVEL AO SENHOR.
MALDITO o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, ABOMINÁVEL ao Senhor... e puser em lugar oculto. (DEUTERENÔMIO 9:12b).
É  COMO UM ESPANTALHO.
Como um ESPANTALHO em pepinal, não podem  falar, necessitam de quem os leve, pois não podem andar... (JEREMIAS 10:5).
É EMBRUTECIMENTO, VERGONHA E MENTIRA.
Todo homem se EMBRUTECEU, e não tem conhecimento; da sua imagem de escultura ENVERGONHA-SE todo fundidor. Suas imagens são MENTIRA, e não há espírito nelas.   
( JEREMIAS 10:14).
É VAIDADE E ENGANO.
VAIDADE são, obra de EGANOS; No tempo do seu castigo virão a perecer.(JEREMIAS 10:15).
AFASTA O HOMEM DO DEUS DO DEUS VIVO.
...Para se AFASTAREM de mim, indo após ídolos vãos, e tornando-se sem valor eles mesmo. (JEREMIAS 2:5b).
DEUS MANDA FUGIR.
Portanto, meus amados, FUGI dos ídolos. (I CORÍNTIOS 10:4).
DEUS MANDA GUARDAR-NOS.
Filhinhos, GUARDAI-VOS dos ídolos. (I JOÃO 5:21).
Que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Pois vós sois santuário do Deus vivente... pelo que saí do meio deles, apartai-vos diz o Senhor! (IICoríntios 6:16-17).

Gideão o libertador
Jz. 6:11
Israel estava vivendo a sete anos como escravos dos midianitas, porque o mesmo Israel fizera o que era mal perante o Senhor. Israel estava muito debilitado, pois não havia sustento algum, nem ovelhas, nem bois e nem jumentos. “A verdade é que, o que cansa, desgasta e mata o homem é o pecado”.
Esta história de Israel so veio a ser diferente quando clamaram ao Senhor. Com isso Deus os faz recordar de algo que Ele disse: “Eu sou o Senhor vosso Deus, não temais... contudo não deram ouvidos a minha voz”.
Deus em sua infinita misericórdia não resiste um coração quebrantado, com isso levanta um homem para mudar a história de Israel. Que homem seria esse, um grande guerreiro, forte, com grandes testemunhos de vitorias, não o Senhor escolheu o mais fraco e da família mais pobre, “Deus escolheu eu e você”.
Como aceitamos a frase, “O Senhor e contigo”, quando estamos fracos, debilitados, sendo derrotado.
A grande verdade é que mesmo que confiamos no Senhor para nós dar vitória, sempre vamos olhar para as nossas condições e relembrar nossas origem, logo proclamaremos se seremos vitoriosos ou não.
Então viram os questionamentos, Ai Senhor meu, como livrarei Israel... eu não posso, não consigo, não vou dar conta, não sei se vai dar certo.
Jz. 6:25 A Batalha começa em casa, quando o Senhor direciona a Gideão a destruir os ídolos de seu pai. O principal objetivo e levar toda a nossa família aos pés do Senhor. Josue 24:15
Jz. 7 Como havia muitos homens 32.000 dispostos a lutar, a preocupação do Senhor foi que eles poderiam anunciar serem eles poderosos.
Deus decide fazer uma peneirada, começando pelos tímidos e medrosos que deveriam se retirar, então voltaram do povo 22.000
Ainda assim havia 10.000 homens, é isso era demais. O Senhor decide descobrir quem seria os verdadeiros guerreiros. Somente 300 homens foram selecionados para libertar Israel dos midianitas.
Hb.11:32 Homens como Gideão jamais serão esquecidos, pela sua posição de fé perante o Senhor.

Vitoria na Cruz  
Ap 5:1-10
Felizmente e na cruz que a ira de Deus contra a humanidade e transferida para seu filho Jesus, pois ambos decidiram que assim deveria ser, para que a humanidade encontrasse libertação da maldição do pecado e fosse salvo por meio do sangue derramado.  
Tendo em vista que a crucificação de Jesus tenha sido muito assustadora, não poderia ser diferente segundo o contexto da época, talvez através de filmes como “Paixão de Cristo”, “livros” e a própria escritura tentam descrever o momento da crucificação, o sofrimento de Cristo, mas nada se compara com o verdadeiro sofrimento de Jesus, uma vez que foi abandonado pelo seu pai, em conseqüência da maldição do nosso pecado que estava sobre ele.
Torna-se necessário é importante que recordemos que todos nós estávamos lá, talvez questionamos como pode isso acontecer, não há duvida que se nós não estivéssemos lá ele não precisaria ter passado por todo sofrimento, a grande verdade e que Jesus so enfrentou a cruz por que ele podia nos ver.
A cruz mesmo que represente a maior prova de amor pela humanidade, ela também revela a intensidade dos nossos pecados e de toda a nossa rebelião contra o Senhor. Portanto este mesmo instrumento de morte e humilhação possui um significado reverso, pois ela primeiro humilha e mata depois ela vivifica e exalta.
A igreja no século XXI pouco tem sido ensinada que é necessário que cada um carregue sua cruz, muito se diz que Jesus já sofreu tudo que era para nós sofrermos, mas este que dizem isto, caem em própria contradição, Jesus nunca disse que seria fácil: “no mundo tereis aflições mas tende bom animo Eu venci o mundo”, “O Choro pode durar uma noite mas a alegria vem pelo amanhecer “, “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome pois cada um a sua cruz e siga-me”. Entende-se que todos nós temos uma cruz para carregar, e ela tem como um dos objetivos em destruir todo orgulho e acabar com o valor fundamental do esforço próprio.
Precisamos aprender e aceitar que a igreja só poderá viver e respirar na cruz. A cruz nada mais é que o poder de Deus para salvação.
A crucificação era comum no primeiro século, estima-se que os romanos crucificavam cerca de 30 mil pessoas por ano, o diferencial estava no cálice que Deus deu para Ele beber. Todavia o sofrimento de Jesus só foi terrível simplesmente porque os nossos pecados são terríveis, sendo assim Cristo assumiu nossas culpas para que nós fossemos absolvidos pelo Pai, com tudo somente os que foram protegidos da ira de Deus pela morte de Cristo serão salvos
Lc. 23:34 “Pai perdoa-os porque não sabem o que fazem”, nós estávamos lá, foram os nossos pecados, fomos nós que o levamos naquela Cruz, porém isso não foi suficiente para o levarmos a desistir, Ele realmente esta decidido!
Num determinado momento ele sente todo o peso do pecado, então expressa um grito de dor “Mc. 15:34 Meu Deus, Meu Deus! Porque me abandonaste”? a verdade e que Ele estava sozinho! Nós o colocamos na cruz e o seu pai o abandonou.
Jesus não foi crucificado em um lugar especial, mas estava num lugar onde somente criminosos eram crucificados, aqui encontramos um problema  porque matariam Jesus, alguém que so havia feito o bem aos homens, mas estava crucificado ao lado de dois grandes criminosos, porém um dos ladrões reconheceu que aquele que estava ao seu lado não se tratava de um criminoso  mas era o Cristo.
Primeiro. Pai perdoa-os porque não sabem o que fazem Lc. 23:34, somente um homem que conhecesse a Deus poderia suplicar ao Pai perdão para as outras pessoas
Segundo. Salvou aos outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo. Mt 27:42
Terceiro. Este é o rei dos Judeus Lc. 23:38
Então o ladrão da cruz, percebe que estava ao lado de Jesus o rei dos Judeus, então exclamou “Jesus lembra-te de mim quando entrares no teu reino” Lc. 23:42.
Quem poderia crer ser Jesus o rei dos Judeus, crucificado, o corpo dilacerado, uma coroa de espinhos, humilhado.
Imagina que hoje temos o nosso rei assentado em um alto e sublime trono revestido de gloria e ainda assim não o reconhecemos como o Senhor e Salvador das nossas vidas.
Jesus responde aquele ladrão, “Hoje estará comigo no paraíso” Lc. 23:43
Jo. 3:36 Quem crer tem a vida eterna
Toda a humanidade esta dividida na cruz! O céu e o inferno estão diante de nós tudo depende de como nos comportamos ao lado de Jesus
Hb 2:3 como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação
Meu Deus, Meu Deus porque me abandonaste Mt. 27:46, neste momento encontramos o pecado com todo o seu horror, e a graça com toda a sua maravilha.
Somente Jesus podia suportar a ira, que nós tão amplamente merecíamos.
A principal finalidade da Cruz, não era somente para nosso beneficio, mas para que Deus visse em nós o sangue do seu filho Jesus. Ex.12:13 “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes, vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito”.

Disse Jesus em Jo 19:28 tenho Sede, mesmo que justifique que ele realmente tinha sede por água, mas a maior sede de Jesus era a conseqüência da agonia de sua alma. “Pv. 17:22 O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá secar os ossos”, Jesus não podia fugir do calor ardente da ira de Deus, mas expressava o desejo ardente de tornar a ter comunhão com o pai.
Quando tudo já havia se cumprido, Jesus então anuncia e se entrega a morte em Jo 19:30 “Esta consumado”, Ele não disse é o fim, Jesus da o maior brado de vitoria eu venci, se estamos aqui e por que Jesus conclui sua obra
Graças a vitoria da cruz, em Cl 1:13 mudamos de reino, “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”.
Após o clamor de Jesus em Mt. 27:51 O caminho para Deus foi aberto “Eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo”. Somos convidados para nos juntarmos a ele no mundo vindouro. As trevas foram dissipadas para sempre, o sofrimento estava acabado, e ele agora podia finalmente entregar seu espírito nas mãos do Pai, para cuja agradável presença retornaria. Jo 14:1-3 “Não se turbe o vosso coração credes em Deus credes também em mim, na casa de meu pai há muitas moradas, se assim não fora eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar, e quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também”.
Segundo uma tribo na África, os cristãos quando morrem eles não dizem “Ele partiu”, mas “Ele chegou”, assim como Jesus, não se foi mas chegou novamente até o pai, nos também chegaremos até Ele, e bem certo que nossas vidas esta nas mãos do nosso pai que cuida de nós.
O Senhor, nos garante a vitoria, ele venceu de fato “Ap. 1:17-18 Eu sou o primeiro é o ultimo, sou aquele que vive. Estive morto mas agora vivo para todo sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades”.
A afirmação de Jesus que devíamos carregar a cruz, certamente ele não estaria falando sobre os problemas e dificuldades diárias que todos nós passamos, provavelmente a cruz que Jesus fala e aquele que nós como cristãos assumimos, seria suportar nos ombros as dificuldades em ser seguidor de Jesus. O mundo o ódio e também irá nos odiar.
“O Cristianismo é a religião do sofrimento. O homem se lança nos braços de Deus e desperta no Getsêmani. O Primeiro sofrimento do cristão, e abandonar os vínculos com o mundo, entregamos nossas vidas a morte, A cruz não é um fim terrível, mas ela nos leva a um encontro com cristo. Quando Cristo chama alguém, ele o convida a vir e morrer, “Somente o homem que está morto para si mesmo poderá seguir a Cristo”.
De fato se temos a expectativa de que as pessoas creiam em nosso Salvador, teremos de parecer “mais salvos”, e para isso temos que seguir nosso redentor até a cruz, deixemos nosso orgulhos, nossas mazelas, nossas direitos, nossos prazeres e abracemos a Cruz, não apenas como meio de salvação, mas como estilo de vida, todavia somente assim poderemos trazer esperança ao nosso mundo ferido.
Adoremos aquele que se entregou por nós, para que hoje pudéssemos nos entregar a Ele.
Ele atravessou as trevas para que tivéssemos luz,
Ele foi amaldiçoado para que fossemos abençoado,
Ele foi condenado, para dizermos, “Portanto já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8:1)
Sofreu as tormentas do inferno para que desfrutássemos o céu com ele.
Ele bebeu o cálice da angustia para que bebêssemos o cálice da alegria,
Ele foi abandonado para que fossemos perdoado  
LUTZER, Erwin, Os Brados da Cruz, Uma jornada no interior do coração de Jesus, Ed. Vida, 2001

Uma igreja transformada, para transformar a partir do evangelho de Cristo
Mt. 5:1-16                                                                                                 
O Papel da igreja e provocar transformação na vida das pessoas, por meio do evangelho o poder inerente das escrituras, uma vez que, O cristo ressurreto se revela a cada um individualmente, quando a verdadeira luz brilha no nosso interior, não podemos negar somos transformados. E uma das formas predominantes que revela se tivemos uma experiência com Cristo e quando nosso caráter e transformado.
Por isso e tão importante nós preocuparmos em sermos transformados, tendo em vista que o mundo carece ver em cada cristão Cristo. Rm. 12:2
Todavia Deus tem levantado um povo santo, separado para lhe representar diante dos homens, para impactar o mundo pelo seu diferencial, pelo seu estilo de vida, uma povo radical com o pecado e que além de tudo tem se preparado para encontra-se em Gloria com o nosso Salvador.
Jesus enfatizou que os eleitos de Deus deveriam ser inteiramente diferentes, brilhar como luz nas trevas. Mt. 6:8
Dois pontos importantes, que revelam a Gloria de Deus em nossas vidas
1. O Caráter do Cristão (5:3-12)
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Só aquele que, em si mesmo, foi reduzido a nada, e repousa na misericórdia de Deus, é pobre de espírito. A condição indispensável para se receber o reino de Deus é o reconhecimento de nossa pobreza espiritual. Ap. 3:17
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Cristo não se refere à tristeza do luto, mas à tristeza do arrependimento, Uma coisa é ser espiritualmente pobre e reconhecê-lo; outra é entristecer-se e chorar por causa disto. Sl. 119:136, Ez. 9:4, Fl. 3:18
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. "gentil", "humilde", "atencioso", "cortês" Mt.11:29, Sl.37:11
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Os famintos e os sedentos que Deus satisfaz são aqueles que "têm fome e sede de justiça". Tal fome espiritual é uma característica do povo de Deus, cuja ambição suprema não é material, mas espiritual. Mt. 6:33
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. "Misericórdia" é compaixão pelas pessoas que passam necessidade.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Só os limpos de coração verão a Deus, sem santidade ninguém verá a Deus. Sl. 24:4
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Cada cristão, de acordo com esta bem-aventurança, tem de ser um pacificador, tanto na igreja como na sociedade.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. I Pe 3:14
Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. I Pe 4:14-16
1. A Influência do Cristão
O Sal e a Luz são metáforas a respeito da influencia do cristão ou da igreja no mundo.
Deus te Abençoe!
Pr. Leandro Dibai

O Agricultor; a Videira e os Ramos
Jo. 15
Jesus ao expressar seu relacionamento com os seus discípulos, faz um paralelo dizendo “Eu sou a videira verdadeira e meu pai o agricultor, todo ramo que estando em mim não der frutos Ele o corta.
Bem na verdade que Jesus está se referindo a respeito daqueles que estão com Ele, todavia não são dele, como exemplo ao se referir a parábola do Joio em (Mt. 13:25). Um outro Exemplo é quando Jesus faz um duro discurso e muitos discípulos se retiram da sua presença, entretanto permanecem com ele somente “doze” então Jesus pergunta “porventura, quereis também vós outros retirar-vos” a resposta foi “Senhor, para quem iremos? Tu tens palavras da vida eterna”. (Jo 6:66-71) estes entretanto representam os que são Dele.  
...e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais frutos ainda.
O relacionamento do Senhor com os que são Dele, e diferenciado pela liberdade que Ele encontra em limpar os ramos para que produza mais frutos ainda.  Então, entende-se ser improvável que alguém sendo de Cristo não venha dar frutos, pois para que os ramos dêem seus frutos e necessário que sejam de Cristo. Ser de Cristo implica em aceitar a posição de barro na mão do oleiro.
Jesus disse: “Vós já estais limpos pela palavra”, e interessante que Ele confirma o que disse numa outra ocasião, “Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará (Jo 8:32). Sendo assim, só é possível permanecer em Cristo e dar novos frutos quando permitirmos que o poder inerente das escrituras tenha preenchido e transformado todo o nosso ser. “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Rm.12:2)
Um dos grandes motivos para tantas decepções esta no homem achar que ele pode dar frutos de si mesmo, isso é um grande engano, a verdade é que somos completamente dependentes de Deus. Não podemos absolutamente nada longe do Senhor, o nossos frutos, as nossas vitórias, conquistas, só serão possíveis se permanecermos no Senhor (Jo 8:31), “Porque sem mim nada podeis fazer”.
“Aquele que não permanecer em mim será lançado fora”, entende-se que só não vai permanecer na videira “quem nunca esteve”. Porque todos que realmente estão em Cristo jamais poderão abandoná-lo. “Todavia o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos entretanto, da fé, para a conservação da alma”. (Hb. 10:38-39).
“Nisto é glorificado meu pai, em que deis frutos”, Nunca devemos duvidar disso, porque a maior certeza da nossa vitoria e que o Pai é glorificado quando somos abençoados. Muitos tem vindo para Jesus, não por uma descoberta fascinante do amor por meio da Cruz, para se tornar discípulo, mas vêm em meio as lutas, aos problemas que precisam ser resolvidos, a resposta disso e que a maioria não permanecem na fé e no amor ao evangelho.
Nós que somos de Cristo, a nossa alegria torna-se permanente pois não está condicionada aos momentos, mas porque fazemos parte da videira. Logo, se estamos inseridos na videira o amor está em nós, porque Ele nós amou primeiro.
Se pensarmos no tamanho deste amor nunca chegaremos a uma conclusão real, pois a consideração que Cristo tem por aqueles que permanecem na fé, chega a ponto Dele dizer, “Já não vos chamo servo... mas tenho-vos chamado amigo”. Algo impressionante  e que os Doze que ficaram com Jesus, Ele verdadeiramente os considerava como amigo até mesmo na hora de ser traído “... amigo para que vieste”? (Mt. 26:50). Porém Tiago um dos seus discípulos disse: “... aquele que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”.
Tendo em vista que, não fomos nós que escolhemos ao Senhor, Mas ele já havia nos escolhido, a certeza disso e o que Paulo disse: “Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensível perante ele; e em amor”. (Ef. 1:4).
Se por causa deste amor o mundo vos odeia, não se preocupe, alegre-se pois Ele foi odiado primeiro do que nós. A verdade é que Ele nos mostrou o caminho e ensinou o que deveria ser feito, todavia não tem desculpa do seu pecado.
Deus te Abençoe!
Pr. Leandro Dibai

Amando a Deus por Aquilo que Ele É
Jo. 6:22-40
“Deus é mais glorificado em mim,
quando sou mais satisfeito Nele”.
João fala a respeito da multidão que estava atrás de Jesus, não pelos sinais (Milagres que mostram o poder de Deus), mas pelo pão que fartaste.
É interessante analisarmos o texto que diz sobre o momento que Jesus realiza um grande milagre na multiplicação dos pães, e o povo vendo que Jesus não os deixariam com fome, partiram de Tiberíades a caminho de Cafarnaum a procura deleem busca da comida que perece. Vs. 26
Paulo Diz em ICo.10:31 que tudo que fazemos, fazemos para a Glória de Deus. Isto significa como a Gloria de Deus tem satisfeito os anelos (desejos) do nosso coração.
O grande problema da igreja é que muitos de nós trabalhamos pela comida que perece, muitas das vezes nossos dias se tornam muito agitados, quando na verdade poderíamos descansar no Senhor e saber que Ele cuida de nós.
O Pão pode nos satisfazer e até mesmo a água nos saciar, mas a nossa maior admiração tem que ser a Fonte. Sendo assim, não podemos crer no pão e na água e não crermos na Fonte Vs. 29
A fonte é mais glorificada quando mais nos satisfazemos com a sua água. Não é mérito nosso, é a Fonte que não seca. (Vs. 30-33)
Satisfazer-se em Deus é um dever de todos nós. (Sl 37:4) Agrada-te do Senhor. O que nós como Igreja precisamos é desfrutar do verdadeiro amor de Deus. (Sl.33:3).
A nossa satisfação não pode estar na água e sim na fonte, não são os dons, mas a Gloria de Deus – o amor, poder, sabedoria, santidade, justiça, bondade e a verdade de Deus.
O salmista Asafe declarou a sua completa satisfação pelo Senhor, (Sl. 73:25-26). Enquanto Davi dizia não possuir outro bem se não a ti somente (Sl. 16:2). O que os Salmistas anunciavam é que somente Deus pode Satisfazer.
O salmista diz que não há prazer melhor do que estar próximo de Deus (Sl. 16:11)
Volto a dizer, não era pelos dons ou comida que perece que o coração de Davi estava desesperadamente apaixonado, mas pela Fonte. (Sl. 42: 1-2).
Satisfazer-se em Deus inclui em obedecer a todos os seus mandamentos, crer em toda a tua palavra e agradecer-lhe por todos os dons. Portanto, a essência de amar a Deus e desfrutar de tudo que Ele é.
Conclusão
Muitos de nós estamos tão voltados para água ou para pão que perece, que se por ventura viermos perdê-los, logo nos entristecemos e murmuramos. Mas quando descobrirmos o quão prazeroso é a fonte do gozo eterno, então diremos: “Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo” (Sl 27:4).
O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu” (Sl. 84:3)!
Deus te Abençoe!
Pr. Leandro Dibai

De volta ao Evangelho
No inicio do Sec. XX, a propagação da “falsa doutrina e do mundanismo”, o liberalismo teológico e o modernismo tem devastado o cristianismo em todo o mundo. A igreja evangélica tem se tornado mundana; e não somente mundana mas conscientemente mundana.
De volta a Reforma
(Jd. 3-4) Judas sente na responsabilidade em exortar a igreja para lutar intensivamente pela fé, uma vez que temos sido bombardeados pelo inimigo, a respeito das verdades centrais do evangelho. (II Tm 2:1-13) A igreja por um tempo tem sido conduzida por um caminho longe das escrituras, quando falamos em perseverar a fé, entende-se ser: não desistir dos sonhos, prosperidade, sucesso profissional e familiar dentre outros desafios carnais. Não que seja errado termos fé sobre estes assuntos, mas toda esta motivação tem mistificado a verdadeira fé no verdadeiro evangelho.
(II Tm3:14-17) Paulo nos desafia a não abandonar a nossa primeira fé, fé está na salvação em Cristo, por meio das sagradas escrituras.
(II Tm 6:3-11) Hoje temos visto que o evangelho de fato tem trocado de significado, não mais uma fé na Cruz de Cristo, no amor ao próximo, na renuncia, em Mc. 9:35 Jesus disse: “... Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos”,  (Lc 22:26) Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.Todavia o evangelho pregado tem sido um evangelho fácil, de mordomia, de sucessos, uma vez que as igrejas são mais voltadas para um desafio de marketing onde a igreja que deixar o consumidor mais satisfeito maior a igreja será. Sendo assim os elementos da bíblia que não se encaixam no plano promocional são omitidos, por exemplo, o escândalo da cruz precisa ser minimizado, a ira divina deve ser evitada, o padrão de justiça não pode ser elevado demais, santidade não é mais um meio de sobrevivência,é opcional.
(Rm1:16-17) O Poder de Deus é o evangelho, a Palavra da Cruz, somente ela nos levará a entender que se com Ele morremos, como Ele seremos glorificados.
Deus te Abençoe!
Pr. Leandro Dibai

Uma igreja divida ao lado de Jesus
Lc. 23:39                                                                                                                
Jesus não foi crucificado em um lugar especial, sua coroa não era coroa de gloria, mas de espinhos, no entanto Jesus estava num lugar onde somente criminosos eram crucificados. E nesta ocasião onde Jesus havia sido condenado a morte e morte de cruz, crucificaram com Ele dois grandes criminosos um a direita e outro a esquerda. Parafraseando a presença de dois malfeitores ao lado de Jesus, podemos comparar com a realidade da igreja na atualidade.
Um dos malfeitores realiza a sua última e maior loucura, “não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também”. Ele representa a parte da humanidade que, mesmo sendo pecadores, condenáveis ao inferno e à morte eterna, são obstinados, duros de coração, insensíveis, orgulhosos, caluniadores. Desprezam a Cristo, duvidam do seu poder, zombam de seu evangelho, da sua palavra, da sua salvação e demonstram total incredulidade para com o único que poderia livrá-los do peso da sua consciência, da culpa e condenação de seus pecados.
Porém o outro ladrão também condenado ao inferno e a morte eterna, observava quem representava este Jesus. Contudo três momentos foram sublimes para que o seu coração se rendesse não a um criminoso, mas ao Senhor e salvador da humanidade
Primeiro. Jesus dizia: Pai perdoa-os porque não sabem o que fazem Lc. 23:34, num momento como aquele, como sendo ele um homem qualquer, ou até mesmo um criminoso pediria ao Pai para que perdoasse aqueles que o condenava. 
Segundo. Salvou aos outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo. Lc. 23:35, porque os soldados diziam que ele havia salvado alguém.
Terceiro. Este é o rei dos Judeus Lc. 23:38, colocaram uma placa sobre a cabeça de Jesus, mesmo que eles blasfemavam contra o Senhor, foi suficiente para que o seu coração fosse constrangido por estar sendo crucificado ao lado do Salvador.
Porém ele disse: Nem ao menos teme a Deus? Encontramos aqui a outra parte da humanidade, representada pelo malfeitor arrependido, a daqueles que, reconhecendo-se miseráveis pecadores, condenáveis e merecedores do castigo de Deus, se entregam à Cristo, reconhecem sua obra remissora e suplicam a sua misericórdia.
Estamos aqui porque merecemos! Eu mereço estar aqui, sou pecador, cometi um erro, mas temo a Deus. Senhor lembra-te de mim!!! Aquele feliz condenado sabia que o Reino de Jesus não era aqui! Engraçado que ouço completamente o oposto dentro das igrejas. O que ouço é: “Não mereço passar por isso!” “Onde está Deus?” “Porque me deixou cair nessa?” Ouvindo tais pessoas, consigo saber de qual lado da cruz está vindo! Está vindo do lado da arrogância, pessoas que não tem nenhum escrúpulo e ainda se acha na condição de não sofrer punição!
Quem poderia crer ser Jesus o rei dos Judeus, crucificado, o corpo dilacerado, uma coroa de espinhos, humilhado. Havia uma promessa feita a muitos anos atrás Is. 53:12
Jesus responde aquele ladrão, “Hoje estará comigo no paraíso” Lc. 23:43
Toda a humanidade esta dividida na cruz!
Hb 2:3 como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação
Deus te Abençoe!
Pr. Leandro Dibai

A cura de 10 Leprosos
Lucas 17:11                                                                                  
A Lepra “Um dos primeiros efeitos da lepra, devido ao acometimento dos nervos, é a supressão da sensação térmica, ou seja, a incapacidade de diferenciar entre o frio e o quente no local afetado. Mais tardiamente pode evoluir para diminuição da sensação de dor no local”.
Espiritualmente falando, a lepra representa o pecado, por ser doença repugnante e contagiosa.
Os dez leprosos pararam de longe!
Sabiam que havia uma barreira de separação que fora instituída pela lei, e determinada pela sua própria condição, os leprosos eram obrigados a clamar: “Imundo! Imundo!” Lv.13:45-46
Mas, sendo Jesus, eles puderam clamar: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.” v.13 (sabedores da fama de Jesus, eles sabiam que o Senhor poderia os purificar)
"E vos vivificou, estando vós mor­tos em ofensas e pecados, em que nou­tro tempo andastes segundo o cur­so deste mundo, segundo o príncipe das potesta­des do ar, do espírito que agora opera nos filhos da des­obediência. entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fa­zendo a vontade da carne e dos pensa­men­tos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também" (Ef. 2:1-3)
Esta praga da lepra (o pecado), não separa apenas os homens uns dos outros, separa-os da presença de Deus.
Todos nós que antes estávamos longe éramos por natureza, espiritualmente falando, leprosos.
“Separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.” Ef.2:11-16
Enquanto caminhavam, provavelmente eles iam recebendo seus milagres, o roxo começava a andar direito, o outro as unhas cresciam, O cego disse ao que tinha a cara toda desfigurada que a pele estava lisa e branca. Noutro, os dentes começaram-lhe a crescer e a língua regressou ao seu tamanho normal.
Quando se apresentaram em frente ao Sacerdote estavam intactos e limpos. Só os trapos que traziam vestidos eram os mesmos. Todavia neste texto a uma instrução de Deus a Moises
(Levítico 13:4-6)
Este texto faz-nos perceber que os 10 leprosos ficaram retidos pelo sacerdote pelo menos duas semanas para observação.
A ansiedade de regressar para perto da família, de refazer a vida, cuidar do campo e do gado, e de prosperar regressaram. Já não era preciso voltar a rastejar para viver um dia de cada vez, agora poderiam voltar a pensar no futuro.

Seria isto que Paulo tinha em mente quando ao escrever aos filipenses, disse: “Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.”? Fl.2:21
“Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?”! v.18
Censura, não necessariamente pelo facto de o único que voltou ser samaritano, mas porque todos tinham motivo para serem gratos e escolheram virar costas e seguir o seu caminho!
Quem não sabe agradecer não é digno de receber. (João 6:11)
A ingratidão manifesta claro desprezo pela graça e bondade divinas, porque esquece que Deus não tem qualquer obrigação para com os homens.
Em tudo demos graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para connosco. 1Ts.5:18
Os leprosos só procuraram Jesus enquanto precisavam da cura. Após terem recebido o que queriam, partiram. Só há procura quando há necessidades.
Hoje somos novas criaturas por meio de Jesus Ef. 2:1-8
Deus te Abençoe!
Pr. Leandro Dibai

A cura da esterilidade e o começo da produtividade
Isaias 54:1-4                                                           
No antigo Israel a mulher estéril era considerada como um ramo seco, uma presença morta, Gerar filhos era um sinal de bênção divina (Salmo 127:3), a incapacidade de gerar filhos freqüentemente era vista como um sinal de castigo divino.
O status da mulher na família seria de bem pouca importância se ela não gerasse filhos. Uma mulher estéril era freqüentemente rejeitada, banida ou passada para um status inferior.
1. Canta Alegremente, ó estéril, que não deste a luz.
Como que uma mulher considerada como ramo seco, presença morta, rejeitada, banida poderia se alegrar.
A bíblia conta a história de algumas mulheres estéreis, que Deus não so mudou a sua história, mas de povos e nações.
Sara esposa de Abraão mãe de Isaque (Gêneses 16:1-2)
Quando existe uma promessa, ela é infalível! Não precisamos dar jeito nas coisas para a promessa se cumprir! (Agar) (Gn. 21:9; Gn. 16:11-12)
Rebeca esposa de Isaque mãe de Esaú e Jacó( Gêneses 25:19-26)
Duas nações, dois povos!
Raquel esposa de Jacó mãe de Jose e Benjamim (Gêneses 29:31-35)
José, Governador do Egito, Patriarca de uma das doze tribos de Israel,
Benjamin Patriarca de uma das doze tribos de Israel,
mãe de Sansão( Juízes 13:1-3 )
liderou os israelitas contra os filisteus
Ana esposa de Elcana mãe de Samuel ( I  Samuel  1 versículo 6 )
foi um líder (Profeta)  importante na História de Israel. Samuel foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas
Isabel esposa de Zacarias mãe de João Batista( Lucas 1-7)
Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias
Os filhos das estéreis marcaram a história e o povo de Israel
2. Alarga o espaço da tua tenda
Uma grande onda de avivamento esta para vir sobre a Igreja do Senhor, precisamos estar prontos para receber o que virá como consequencia deste avivamento.
Se até então temos vivido tempos de semear, e como tem sido dificil, quantos desistiram no meio da caminhada, quantos duvidaram dos proprios sonhos, deixando que a fé desfalecesse.
Ec. 11:1 Lança teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. (Para todos aqueles que desejam colher, precisam lançar a semente).
II Reis 4:1-6 Olha o número de vazilhas que você colocar diante do Senhor será o tamanho da sua fé.
3. Não temas porque não serás envergonhada
Hb.11:32-33 Lembrai-vos dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos, ora expostos como espetáculo tanto de opróbrio quanto de tribulações...
Sl. 126:5-6 Os que semeiam com lágrimas, colherão com Alegria.
João 15:1-4 Se realmente queremos dar frutos, o único caminho e permanecendo somente no Senhor, por que nada podemos sem Ele.
Deus te Abençoe
Pr. Leandro Dibai

A Igreja na Presente Geração
ROMANOS 12:1-2                                                                          
A palavra apresentei (no grego significa parastesai) que é traduzido por oferecer... Oferecer o que??? O vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.
A grande verdade e que somos a igreja do me dá, mas Paulo confronta a igreja para oferecermos, temos pedido tantas coisas ao Senhor e Ele pela sua infinita misericórdia, tem nós abençoado, mas e nós o que temos oferecido ao Senhor. 
- Somos a igreja levantada por Deus com a missão de transformar vidas, porém uma grande verdade e que a igreja também precisa ser transformada.
- A Igreja na presente Geração precisa se posicionar diante da sociedade como um agente de transformação. O mundo, as pessoas estão atrás de uma identidade!
Alguns pontos sobre a igreja na presente Geração
- O que Paulo está dizendo nesta carta aos Romanos, mais precisamente a igreja do Senhor e que fossem uma igreja inconformada.
- Uma igreja Transformada (Somos transformados de Gloria em Gloria) II Co 3:18
- Uma Igreja satisfeita em Jesus Jo. 6:35
- Uma Igreja que caminha para frente Hb. 10:39 – Os. 6:3
- Uma Igreja que tem a marca de Cristo. Gl. 6:17
- Uma Igreja Missionária Mt. 5:16
- Uma Igreja em Santidade I Pe 1:13-16
- Base de Fé estabelecida. Uma igreja madura, firme, uma igreja que não e influenciada por qualquer vento de doutrina.
- Uma Igreja Partilhada, At. 2:44-45 uma igreja que todos caminham juntos, amor incondicional.
- Uma Igreja que anuncia a Volta de Jesus Is. 40:3-5.
- Uma Igreja que se prepara para a Vinda do Senhor. I Ts. 5:4

Deus te Abençoe
Pr. Leandro Dibai

A Morte da Filha de Jairo
Mc. 5:21-43
Quem era Jairo...
Principal da Sinagoga, um homem (Judeu) muito conhecido por todos, um homem respeitado, um líder, um homem de autoridade!
Quando percebe que Jesus estava próximo, toda a tradição de um Judeu cai por terra, pois a necessidade de Jairo era maior do que qualquer tradição, qualquer nome, titulo, posição, Jairo sabia de uma coisa se alguém podia fazer algo pela filha dele essa pessoa era Jesus.
E vendo-o prostou-se a seus pés, naquele momento Jairo não simplesmente se ajoelha diante de Jesus, mas toma uma decisão onde sua vida nunca mais seria a mesma.
Todas as vezes que Jesus agiu na vida de uma pessoa, e por que essa pessoa de uma forma ou outra chamou a atenção do Senhor!
Querido nunca desista dos seus sonhos, seus objetivos, nos não vivemos pelo que vemos, mas pelo que cremos!
Até que Deus prove ao contrario, Insistentemente clame ao senhor pelo seu milagre!
Enquanto tentarmos pelas nossas próprias forças nunca chegaremos em lugar algum.
Tendo ouvido a fama de Jesus (se eu apenas tocar as vestes, ficarei curada). Quem é Jesus para você...
Não é o tanto que toca em Jesus, mas como toca em Jesus! (Igreja)
NÃO ENCOMODAS O MESTRE, TUA FILHA JÁ MORREU... Ai Jesus vem até você passa as mãos sobre o teu ombro e diz, (NÃO TEMAS CRÊ SOMENTE).
Amados por que o desespero, por que o medo, a preocupação, a ansiedade, A criança não está morta mas dorme! A ultima palavra e a que saia como voz de trovão como som de muitas águas !!!
Deus não age em meio a incredulidade!
Talita cume, que quer dizer: Menina eu te mando levanta-te!
Acredite, pois o Senhor pode fazer um grande milagre em sua vida
Deus te Abençoe
Pr. Leandro Dibai

GRAÇA PASSADA E GRAÇA FUTURA
“Graça é favor imerecido”, e por vários momentos anulamos a graça de Deus em nossas vidas, através da nossa indiferença com a obra redentora de Deus por meio da cruz de Cristo.
Graça Passada
(Ef. 2:1-5) Nada merecermos, a não ser a condenação pelos nossas delitos, Deus em sua maravilhosa Graça e infinita misericórdia que superabundou em nossas vidas, temos o perdão dos nossos pecados por meio da morte de Cristo,Paulo diz: “É pela graça que somos salvos, isso não vem de nós é dom de Deus”. Em (Tt 2:11 e 3:4-7) asseguramos que verdadeiramente é a graça de Deus, manifestada por meio da Cruz de Cristo quenos salva.
(Cl. 2:13-14)Estávamos mortos, mas Ele nos deu vida, perdoando todos os nossos pecados, cancelando todas as nossas dividas.
Graça Futura
(II Pe 3:14-18) Uma vez que somos conscientes e aceitamos a graça salvadora do Senhor Jesus, torna-se necessário que vivamos o Evangelho com uma vida reta, conhecendo as escrituras e crescendo em Cristo.
(Rm.5:8-10) Como igreja, alcançados pela misericórdia e o amor de Deus, sabemos que éramos pecadores, mas pelo sangue de Jesus fomos justificados, tendo em vista que, se como pecadores fomos justificados, muito mais Ele fará por nós agora em nossas vidas.
(Cl. 2:12) Todavia, não há duvida que fomos livres do pecado, por meio da graça, pois se fomos sepultados com Ele na morte, fomos ressuscitados com Ele para vivermos uma nova vida. (Rm 6:1-6) Paulo recorre à linguagem da morte representando a separação total do pecado.
(II Co. 12:9) Embora a frase expresse um sentido paradoxal, o objetivo é revelar o poder de Cristo que atua na vida dos que confiam Nele.
Compreende-se que há uma graça futura a todos os que o receberam, que reinarão em vida por meio de um só, a saber Jesus Cristo (Rm 5:17e 8:32). Entretanto, quanto aos perversos O Senhor Deus diznão ter prazer em sua morte, mas que eles se convertam do seu caminho e viva.
Deus te Abençoe
Pr. Leandro Dibai

Vivendo na Presença do Senhor
Hoje este tem sido um dos grandes desafios de toda a humanidade, em decorrência do primeiro pecado (Gn 3:23a) “O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do Éden”, o homem provoca a quebra da aliança com Deus, por isso compreende-se que desde então abriu-se um grande buraco dentro do homem, uma vez que o mesmo só pode ser completo quando então se constrói uma nova aliança, (Hb. 9:15) ”Por isso mesmo, ele é o mediador da nova aliança, a fim de que intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que tem sido chamados”. Porém uma vez que persiste a ausência de Deus no Homem, não basta preencher com decisões pelo mundo e pelas coisas do mundo, (1 João 2.15-16) “Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo”. Tendo em vista que nada, absolutamente nada poderá substituir um lugar que só poderá verdadeiramente ser preenchido com a presença do Senhor, talvez este seja o porque de muitos questionamentos sobre o comportamento reprovável de muitas pessoas, homens, mulheres, crianças todos, todos estão em busca de tampar esta laguna mesmo que seja por meios paliativos, como a bebida, o cigarro, as drogas, a prostituição, amizades, dinheiro, em fim o que todos querem é de algum jeito providenciar a falta da presença de Deus.
(Ex 33:12-23) Moisés tinha uma grande missão, um grande desafio, sabedor que não séria nada fácil, mas tinha ele uma convicção, que se o Senhor estivesse ao seu lado, independente do que enfrentaria, ele poderia se considerar um vencedor, (Rm 8:31b) “Se Deus é por nós, quem será contra nós”? (vs. 37) “Em todas estas coisas, porém somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amor”. Entende-se que de fato a presença do Senhor faz toda a diferença, não havia dúvida alguma que o Senhor era com Moises, uma vez que sua presença podia ser vista por todos.
Conclui-se que não importa aonde moramos, ou qual o nosso emprego, ou se até mesmo temos aonde morar, se temos muito pouco ou se temos muito, se falta ou se sobra, se existe saúde ou se encontra enfermo, a única diferença verdadeira na vida do homem e a presença do Senhor. (Sl 16:11) “Tu me farás ver os caminhos da vida na tua presença há plenitude de alegria na tua destra, delícias perpetuamente”.
Deus te Abençoe
Pr. Leandro Dibai

A diferença entre Zaquel e o Jovem Rico
Lc. 19:1-10 – Lc. 18:18-23  
Zaqueu, Maioral dos publicanos e rico.
A Fama de Jesus percorria por toda a cidade, Zaqueu foi tomado pelo desejo em conhecer a Jesus ou simplesmente vê-lo passando.
Mas para realizar o desejo do seu coração teria ele dois grandes desafios
      1. A multidão
       2. Por ser ele de pequena estatura
Tendo em vista ser Zaqueu o maioral dos publicanos, não teria ele nenhum privilegio sobre toda aquela multidão.
Existem oportunidades em nossas vidas, que viram somente uma vez, outras oportunidades sempre viram, mas a que perdermos, perdemos!
Zaqueu, sem medir esforços, sem se preocupar com a sua imagem pessoal, resolve subir em uma arvore, Ele queria ver Jesus, Ele queria conhecer a Jesus, talves nunca imaginava que Jesus em meio a uma grande multidão o viria em cima de uma arvore. Jesus vê cada um na sua individualidade, e no meio da multidão sempre vai existir aquelas pessoas que iram chamar a sua atenção.  “quem quer a benção faz ela acontecer”.
Muitos gostam de dizer sobre Zaqueu o homem que subiu na arvore para ver Jesus passando, mas talvez o maior desafio de zaqueu não foi subir numa arvore, mas descer da arvore!
Subir, todos nos podemos subir, porventura quantos não se encontram em cima de alguma arvore, talvez, contemplando, servindo até mesmo adorando ao Senhor. Mas quando Jesus se aproxima da arvore e diz “desce depressa, pois me convém ficar hoje em sua casa”, e então um convite desafiador, para ser transformado, abandonando o pecado, o mundo, os prazer, a vida fácil para começar a carregar a cruz Lc. 9:23.
Zaqueu, sem se preocupar com o que aconteceria com ele, desceu a toda pressa para receber a Jesus em sua casa!
Sem que Jesus apontasse os seus pecados, ele começa a confessá-los, então Jesus anuncia, hoje houve salvação nesta casa!
Lc. 18:18-23
Diferentemente da história de um homem, que abandonou todo o seu passado, sem nunca ter tido nenhuma experiência com Jesus, somente por conhecer a sua fama.
O Jovem rico, provavelmente um homem cheio de princípios cristãos, que se preocupava a respeito da vida eterna, como alcançá-la, observador e defensor dos mandamentos, porém dono de muitas riquezas!
Jesus o conhecendo, pede sua riqueza para ser doada aos pobres, ele se entristece. “O Senhor nunca vai nos pedir algo que não nos custe algo”.


1 comentários:

Postar um comentário